Quais são os Benefícios da Acupuntura?

Quais são os Benefícios da Acupuntura?

Quando falamos de benefícios para saúde, logo pensamos em um tratamento que ajude na promoção do nosso bem estar de forma integral. Que ajude o nosso corpo, estimulando as respostas imunológicas de forma harmônica.

Os benefícios da acupuntura são muitos. Pois, é uma técnica de tratamento que ao mesmo tempo tem a capacidade terapêutica de ser específica, dentro daquilo que precisamos, atuando onde estamos desequilibrados. Como também promove o equilíbrio em todos os níveis do nosso ser.

A Acupuntura Beneficia quais Aspectos do Ser Humano?

Quando falamos de terapia integral, estamos falando de uma terapia que possui múltiplas aplicabilidades frente ao ser humano. A acupuntura consegue cuidar do corpo físico, sem descuidar do emocional, da vitalidade e do mental, através dos estímulos nos meridianos de energia e pontos do próprio corpo do cliente.

  • Físico;
  • Energético;
  • Emocional;
  • Mental

Quais os benefícios físicos da acupuntura?

Trata preventivamente e complementarmente todos os desconfortos físicos, equilibrando todos os sistemas do corpo. Aplicada no tratamento de desequilíbrios da saúde como um todo, dores em geral, síndromes virais, infecções bacterianas, inflamações, lesão por esforço repetitivo, problemas nas articulações (coluna, e todas as articulações do corpo)…

Quais os benefícios energéticos da acupuntura?

Quando falamos de energia estamos falando de vitalidade, disposição, do suporte energético adequado para o bom funcionamento do corpo. É lógico que hidratação adequada, alimentação saudável, e atividade física, fazem parte do auto cuidado indispensável para se alcançar uma boa vitalidade.

Devido á sobrecarga de estresse ou a não realização do auto cuidado necessário. E até mesmo as predisposições individuais ao desequilíbrio energético, a energia vital não permanece otimizada para manter um bom nível de saúde.

Como suporte terapêutico, a acupuntura equilibra energeticamente os órgãos e vísceras e favorece de forma otimizada todos os sistemas do corpo.

Quais são os benefícios emocionais da acupuntura?

Na medicina chinesa, todos os órgãos e vísceras refletem um padrão emocional. Logo, ela atua harmonizando com a acupuntura o órgão ou víscera relacionado ao padrão emocional em desequilíbrio. Nesse contexto ela trata o excesso de medo, a ira, preocupação desmedida, tristeza, euforia…

Quais são os benefícios mentais da acupuntura?

O equilíbrio da saúde é um processo dinâmico onde todos os sistemas do corpo, incluindo as dimensões energética, emocional e mental, estão interligadas.

Nesse sentido, um desequilíbrio em qualquer parte irá refletir esse desequilíbrio no todo.

Por exemplo, a acupuntura consegue melhorar a concentração de um cliente com queixa de falta de foco, auxiliando na eliminação do excesso de umidade e estimulando a otimização da função energética do baço.

 

O Cuidado do Enfermeiro e a Acupuntura

O Cuidado do Enfermeiro e a Acupuntura

Todo profissional de saúde que se forma generalista como o enfermeiro, enxerga a saúde como um todo e tem a função de dedicar sua profissão na promoção de saúde integral.

Como enfermagem é o diagnóstico e tratamento de respostas humanas à saúde e à doença. A atualização e capacitação no sentido de aumentar as expertises que favoreçam o aumento qualitativo da oferta de cuidados para população são uma realidade.

As especializações de acupuntura e terapias holísticas são reconhecidas e estimuladas pelo conselho federal de enfermagem (COFEN). E no caso específico da acupuntura, ratifica essa capacitação através da resolução COFEN N°585/2018.

A Consulta de Enfermagem e a Acupuntura

É na consulta de enfermagem que o enfermeiro traça o plano de cuidados definindo assim suas ações terapêuticas, que vão desde orientações diretas no sentido de favorecer o bem estar do cliente, como também realiza intervenções físicas em tempo real promotoras da saúde (cuidados em geral, curativos, compressas, punções…).

O ato de fazer com as mãos ministrando o cuidado direto ao paciente, sempre estará presente na profissão. Na consulta de enfermagem, por exemplo, realiza a palpação para examinar, e na execução do plano de cuidados estará dedicando toda sua expertise para promover saúde.

Nesse sentido, quanto mais investimento em conhecimento, maior o leque terapêutico desse profissional enfermeiro, que tem a função de diagnosticar e tratar para promover saúde.

A acupuntura se encaixa como uma luva, aumentando a oferta de cuidados desse profissional frente a uma população carente de serviços de qualidade.

Quais tratamentos de acupuntura se associam aos cuidados da enfermagem e diagnósticos?

  • Alívio da dor;
  • Manejo do estresse;
  • Harmonização energética;
  • Promoção da homeostase;
  • Auxílio no desmame e diminuição do uso de medicamentos;
  • Tratamento complementar para prevenção de desequilíbrios e/ou agravos de saúde;
  • Tratamento complementar em processos agudos e crônicos, de forma geral.

Como funciona a consulta do enfermeiro acupunturista?

A consulta do enfermeiro acupunturista associa toda expertise da enfermagem e seu conhecimento científico (anamnese, exame físico, análise de exames laboratoriais), ao conhecimento filosófico da acupuntura.

É a partir da consulta que o enfermeiro montará seu plano de cuidados para promover saúde. O tratamento específico com a aplicação da acupuntura é definido a partir do plano de cuidados.

Quais os benefícios sociais com a maior oferta de tratamentos de acupuntura?

Para população:

  • Mais acesso aos serviços de prevenção e promoção da saúde;
  • Melhoria da qualidade de vida.

Para o meio acadêmico:

  • Maior procura por cursos de especialização, mestrado…

Para o profissional:

  • Atualização, desenvolvimento, crescimento e reconhecimento de suas expertises;
  • Maior possibilidade de se colocar no mercado.
Qual a diferença entre Acupuntura e Auriculoterapia?

Qual a diferença entre Acupuntura e Auriculoterapia?

Para compreendermos as diferenças entre acupuntura e auriculoterapia, é interessante deixar bem claro suas afinidades e semelhanças. E podemos começar entendendo ambas como terapias voltadas para promover saúde e bem estar.

Quais as semelhanças entre Acupuntura e Auriculoterapia?

Tanto a acupuntura como a auriculoterapia tem seu efeito terapêutico desencadeado a partir do estimulo de pontos no corpo.

O profissional acupunturista durante o seu curso de acupuntura, geralmente aprende também a auriculoterapia como uma técnica afim. Portanto, essa técnica faz parte das expertises do acupunturista.

Quando associada ao profissional de acupuntura, a auriculoterapia é trabalhada com a mesma filosofia da medicina chinesa, pois nela o profissional consegue referenciar o conhecimento de meridianos de energia, cinco elementos, yin e yang, além dos pontos tratáveis.

Como conseguimos diferenciar a Acupuntura da Auriculoterapia?

Mesmo sendo um acupunturista que aplica a auriculoterapia, é fácil diferenciar uma técnica da outra. Quando falamos de acupuntura, estamos falando de possibilidades de pontos tratáveis no corpo todo para promover saúde e harmonia.

Já a auriculoterapia busca promover saúde e harmonia estimulando apenas o pavilhão auricular.

A Auriculoterapia funciona sem conhecimento de Acupuntura?

A auriculoterapia é uma técnica milenar, e tem várias escolas.  Oriunda da China, do Egito, da Pérsia, locais, onde vários vestígios históricos do uso dessa técnica foram descobertos.

Sua principal ação terapêutica se dá cientificamente através do estímulo reflexo. O estímulo terapêutico que desencadeia reações parassimpáticas e hipotalâmicas em benefício da saúde.

Ela não só funciona como produz efeitos perceptíveis nas primeiras sessões. A auriculoterapia é uma excelente terapia, não só pelos seus efeitos, mas também pela sua facilidade de aplicação. Porem, não se deve compara-la a acupuntura, pois ela irá atuar no microcosmo que é a orelha, enquanto a acupuntura terá um macrocosmo dizendo assim, que é o corpo todo.

O que achou desse artigo sobre a diferença entre acupuntura, a auriculoterapia? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato conosco

Como tratar dor de cabeça com acupuntura?

Como tratar dor de cabeça com acupuntura?

As dores de cabeça são um desconforto que atinge praticamente toda população.

Isso se da pela multiplicidade de fatores que podem causa-la, como: estresse elevado, mudanças de hábitos e rotinas, ingestão hídrica e de nutrientes insuficientes ou inadequados, mudanças hormonais, problemas crônicos que refletem na saúde como um todo e também tumores.

As maiorias das dores podem ser tratadas com terapias naturais como: acupuntura e auriculoterapia.

As dores que estão relacionadas a tumores não são maioria, na verdade, são as de menor incidência na sociedade.

As de maior incidência são as dores relacionadas ao estilo de vida, que imprime níveis de estresse elevados, alimentação inadequada…

Podemos afirmar também, que problemas crônicos como diabetes e fibromialgia, podem provocar dores de cabeça intensa durante vários dias ininterruptos e com frequência.

Como tratar dor de cabeça

Para dores intensas, frequentes que perduram vários dias, se faz necessário á consulta com um neurologista, principalmente para poder descartar ou não a possibilidade de tumor.

Todas as outras dores, ou seja, que estão relacionadas ao estresse, aos hábitos de vida e problemas crônicos, podem ser tratadas com acupuntura e terapias naturais.

Como tratar dor de cabeça com acupuntura e terapias?

Sendo descartado o problema mais grave, as dores podem estar sendo causadas por doenças crônicas ou níveis de estresse elevados.

Nesses casos, as terapias naturais são um importante auxílio no controle da dor, complementando os cuidados de saúde.

Elas também possuem a vantagem de tratamento integral no contexto holístico, isto é, não se limitando ao tratamento da dor, mas, beneficiando a saúde como um todo.

Como tratar dor de cabeça por estresse e hábitos inadequados?

As dores causadas por níveis de estresse elevados podem ser tratadas com acupuntura, massagens, auriculoterapia, reiki,… Essas técnicas promovem o relaxamento, e a harmonização integral do ser, alinhando todos os sistemas do corpo.

Nos casos de má alimentação e ingesta hídrica insuficiente, se faz necessário uma reeducação alimentar.

Porem, uma rotina estressante pode ser desencadeadora dessa falta de cuidado, e se for o caso, também precisa ser ponderado. É fato que esses hábitos inadequados podem provocar anemia e desidratação, e consequentemente constantes dores de cabeça.

A acupuntura é uma terapia que além de trabalhar no manejo do estresse, ajuda no fortalecimento do organismo ativando pontos específicos para esse fim.

Ela não substitui a necessidade do autocuidado, assim como qualquer tratamento, porem é um auxílio terapêutico que aumenta a velocidade de recuperação da melhor condição de saúde.

Como tratar dor de cabeça provocada pelas mudanças hormonais

Uma dor de queixa comum das mulheres são aquelas associadas á época da menstruação.

Por ser cíclica e interferir no conforto e bem estar de muitas mulheres, a procura para alivio do desconforto é grande e existem muitos métodos terapêuticos voltados para esse fim.

Entre os métodos naturais estão á acupuntura e auriculoterapia. Não só a dor de cabeça, mas também a cólica sentida no período de menstruação, quando tratadas com acupuntura e auriculoterapia, são um importante alívio para as mulheres.

E esse alívio é muito significativo, pois em muitos casos os desconfortos interferem diretamente na rotina diária.

Os efeitos dessas terapias naturais são sentidos já na primeira sessão, trazendo o alívio e a sensação de bem estar.

O que achou desse artigo sobre como tratar dor de cabeça? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo ou fale conosco!

Auriculoterapia e Saúde – Conheça a relação

Auriculoterapia e Saúde – Conheça a relação

A Auriculoterapia como complemento para Saúde Integral, é uma técnica terapêutica muito efetiva. A orelha, o pavilhão auricular é uma área reflexa que está ligada a todo o nosso corpo, quando estimulada por um profissional experiente, o resultado é uma série de benefícios para saúde.

Na correria do dia-dia, negligenciamos muito a atenção e o cuidado que precisamos ter  com o nosso bem estar, sobrecarregamos o nosso sistema, o nosso corpo, e acabamos muitas vezes sem sequer dedicar um tempo para nós mesmos, dilapidando a nossa energia, nos envolvendo em compromissos e obrigações estressantes de toda ordem, o que acaba nos deixando vulnerável ao processo de adoecimento. E a auriculoterapia é uma técnica que além de auxiliar na nossa saúde, nos facilita a percepção da necessidade de uma conduta mais saudável.

Os benefícios da auriculoterapia na saúde

Sendo a auriculoterapia uma técnica reflexa, já na sua aplicação, a percepção do cliente é reconectada a todas as suas dimensões do ser e na necessidade do estímulo do autocuidado de forma integral. O que é reforçado pelas orientações diretas do profissional!

Pois através dessa técnica terapêutica que é a auriculoterapia refléxa, alivia-se as dores, controla-se o estresse, diminui a ansiedade, equilibra-se o humor, melhora-se o padrão de energia, estimulamos o sono reparador, equilibramos os órgãos internos e todos os sistemas do corpo, além de tratar também, vícios, compulsões e traumas.

O principal segredo da auriculoterapia como complemento para saúde integral, é o uso correto da técnica que por sua vez tem várias vertentes e escolas, além de um profissional experiente capaz de aplicar o estímulo correto, que já nas primeiras sessões demonstre a eficiência desse recurso terapêutico. Pois os primeiros resultados, quando o tratamento é feito corretamente, são perceptíveis já na primeira sessão, sendo possível a contabilização dessa melhora em termos de grau e porcentagem pelo próprio cliente.

O estímulo do bem estar geral através da auriculoterapia é uma realidade. Essa técnica é estimulada pelas organizações de saúde como técnica complementar, faz parte das estratégias de ações de saúde do sistema único de saúde – SUS, para favorecer a saúde da população.

O que é Acupuntura? Guia completo

O que é Acupuntura? Guia completo

A Acupuntura é uma terapia que compõe o leque terapêutico da medicina chinesa (MTC). Sua atuação se dá através da inserção no corpo de agulhas muito finas e específicas para estimular através dos pontos de acupuntura o efeito terapêutico desejado.

Com a inserção de agulhas nos pontos, sua aplicação visa equilibrar o campo energético através da harmonização dos cinco elementos, do favorecimento do fluxo de QI nos meridianos de energia, e equilíbrio do Yin e Yang.

O estímulo terapêutico harmonizador na constituição energética do corpo se manifesta fisicamente em forma de saúde e bem estar.

A acupuntura é uma terapia reconhecida mundialmente. Declarada Patrimônio Cultural Intangível da humanidade pela UNESCO em 2010, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Para que serve a Acupuntura?

É um tratamento, uma terapia que promove saúde não só prevenindo desequilíbrios, mas também complementando muitos tratamentos. Favorecendo não só problemas específicos, mas também a saúde como um todo.

Tem ótima resposta no suporte de tratamentos para problemas agudos, ou seja, recentes, pois favorece o restabelecimento da homeostase, que é o equilíbrio de todo o sistema corporal.

No tratamento de problemas crônicos que são os problemas de saúde de longa data, também possui efetividade, porem como qualquer outro tratamento, requer o tempo necessário para alcançar o máximo benefício.

O que a acupuntura trata?

A acupuntura promove saúde. Auxilia no restabelecimento da saúde em geral. Auxilia no manejo do estresse, do humor, favorece o sistema imunológico, diminui a fadiga, auxilia no tratamento da compulsão, ajuda no bom funcionamento e otimização de todos os sistemas do corpo. Ajuda a acalmar a mente. Harmoniza as emoções. Promove vitalidade.

É um excelente tratamento para queixas álgicas (dores) em todas as partes do corpo.

É muito efetiva para tirar de crises de coluna, principalmente quando associada a eletro-acupuntura.

Na sua prática, seu diagnóstico de correlação energética, favorece a prevenção de desequilíbrios físicos.

Favorece a diminuição de medicamentos, que a longo prazo por ter seus efeitos adversos, sobrecarregam os sistemas do corpo.

Quanto tempo demora o tratamento de Acupuntura?

Com relação ao tempo de terapia, a quantidade de sessões irá variar de acordo com o grau de desequilíbrio da saúde do cliente.

Problemas agudos, ou seja, mais recentes, geralmente exige poucas sessões. Já problemas crônicos, de longa data, são mais demorados.

Com relação ao tempo que leva cada sessão, somando a admissão (consulta), a aplicação e retirada das agulhas, mais o tempo que o cliente fica na maca recebendo o efeito da aplicação, é necessários pelo menos 40 minutos/sessão.

Durante esse período em que está recebendo o estímulo da aplicação na maca, o cliente experimenta um relaxamento profundo que vai se estabelecendo no decorrer dos minutos, o que por conseguinte favorece ainda mais o efeito terapêutico.

Essa experiência ocorre no decorrer dos 20 minutos que o cliente fica com a aplicação das agulhas no corpo. Terminando a sessão nitidamente mais harmônico. E se sentindo bem melhor que antes. Demonstrando sinais de bem estar.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre tratamentos de acupuntura