A Acupuntura é uma terapia que compõe o leque terapêutico da medicina chinesa (MTC). Sua atuação se dá através da inserção no corpo de agulhas muito finas e específicas para estimular através dos pontos de acupuntura o efeito terapêutico desejado.
Com a inserção de agulhas nos pontos, sua aplicação visa equilibrar o campo energético através da harmonização dos cinco elementos, do favorecimento do fluxo de QI nos meridianos de energia, e equilíbrio do Yin e Yang.
O estímulo terapêutico harmonizador na constituição energética do corpo se manifesta fisicamente em forma de saúde e bem estar.
A acupuntura é uma terapia reconhecida mundialmente. Declarada Patrimônio Cultural Intangível da humanidade pela UNESCO em 2010, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Para que serve a Acupuntura?
É um tratamento, uma terapia que promove saúde não só prevenindo desequilíbrios, mas também complementando muitos tratamentos. Favorecendo não só problemas específicos, mas também a saúde como um todo.
Tem ótima resposta no suporte de tratamentos para problemas agudos, ou seja, recentes, pois favorece o restabelecimento da homeostase, que é o equilíbrio de todo o sistema corporal.
No tratamento de problemas crônicos que são os problemas de saúde de longa data, também possui efetividade, porem como qualquer outro tratamento, requer o tempo necessário para alcançar o máximo benefício.
O que a acupuntura trata?
A acupuntura promove saúde. Auxilia no restabelecimento da saúde em geral. Auxilia no manejo do estresse, do humor, favorece o sistema imunológico, diminui a fadiga, auxilia no tratamento da compulsão, ajuda no bom funcionamento e otimização de todos os sistemas do corpo. Ajuda a acalmar a mente. Harmoniza as emoções. Promove vitalidade.
É um excelente tratamento para queixas álgicas (dores) em todas as partes do corpo.
É muito efetiva para tirar de crises de coluna, principalmente quando associada a eletro-acupuntura.
Na sua prática, seu diagnóstico de correlação energética, favorece a prevenção de desequilíbrios físicos.
Favorece a diminuição de medicamentos, que a longo prazo por ter seus efeitos adversos, sobrecarregam os sistemas do corpo.
Quanto tempo demora o tratamento de Acupuntura?
Com relação ao tempo de terapia, a quantidade de sessões irá variar de acordo com o grau de desequilíbrio da saúde do cliente.
Problemas agudos, ou seja, mais recentes, geralmente exige poucas sessões. Já problemas crônicos, de longa data, são mais demorados.
Com relação ao tempo que leva cada sessão, somando a admissão (consulta), a aplicação e retirada das agulhas, mais o tempo que o cliente fica na maca recebendo o efeito da aplicação, é necessários pelo menos 40 minutos/sessão.
Durante esse período em que está recebendo o estímulo da aplicação na maca, o cliente experimenta um relaxamento profundo que vai se estabelecendo no decorrer dos minutos, o que por conseguinte favorece ainda mais o efeito terapêutico.
Essa experiência ocorre no decorrer dos 20 minutos que o cliente fica com a aplicação das agulhas no corpo. Terminando a sessão nitidamente mais harmônico. E se sentindo bem melhor que antes. Demonstrando sinais de bem estar.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre tratamentos de acupuntura