Os Cinco Elementos são: fogo, terra, metal, água e madeira!
Nosso corpo físico é moldado e constituído com as matérias primas do nosso ecossistema, e consequentemente nossa fisiologia é um reflexo não só da nossa consciência, mas também das qualidades dos elementos básicos da natureza! Logo, nossa homeostase (equilíbrio dinâmico saudável sustentável), está diretamente ligada a interação desses elementos em nós!
Lembrando que, em um campo mais sutil, da dinâmica, entre esses elementos, os fatores psíquicos, emocionais, são de grande repercussão, agentes que podem ser positivos ou negativos, ou seja, podem favorecer o equilíbrio saudável da saúde, ou desestabilizar a saúde completamente. As questões mais físicas como, alimentação, atividade física,… por exemplo, são aspectos também que vão interferir diretamente no equilíbrio dos cinco elementos!
Os Cinco Elementos se auto regulam na manutenção da homeostase!
Os Cinco Elementos se auto regulam na manutenção da homeostase (equilíbrio dinâmico saudável sustentável), porém, a persistência em hábitos equivocados, imprimem um desgaste progressivo do organismo, culminando no desequilíbrio, comprometendo assim o bem estar!
A medicina chinesa através da acupuntura, corrige esses desequilíbrios restaurando essa homeostase (equilíbrio dinâmico saudável e sustentável do organismo) na circulação energética do corpo, onde ocorre a interação sutil dos cinco elementos (homeostase energética) através do ciclo de geração e controle,
Os Cinco Elementos e o ciclo de geração e controle!
Na medicina chinesa, o elemento fogo está diretamente relacionado ao coração e intestino delgado, o elemento terra ao baço/pâncreas e estômago, o elemento metal está relacionado ao pulmão e intestino grosso, o elemento água está relacionado ao rim e bexiga, e o elemento madeira tem estreita relação com o fígado e vesícula biliar.
“As sequencias de Geração e Controle, provêm do modelo básico das relações fisiológicas entre os órgãos internos. Da mesma maneira que a Madeira gera Fogo e é gerada pela Água, assim podemos dizer que o fígado é a mãe do Coração e filho do Rim (sequencia de geração). Por outro lado, cada órgão é mantido sob controle por outro, de forma a manter um equilíbrio próprio entre eles…” Maciocia, 2007.
Portanto, o acupunturista age diretamente na circulação energética do organismo, influenciando os ciclos de geração e controle dos cinco elementos, promovendo o equilíbrio do organismo!
Assista o vídeo “Os Cinco Elementos”:
Respeitando o sentido horário do pentágono temos o ciclo de geração. Ainda respeitando o sentido horário da estrela, temos o ciclo de controle!
Obs: A estrela deve ser visualizada como a desenhamos em um papel. Isto é, cruzando as linhas! Sem a interrupção de seu fluxo de uma ponta a outra!