Para compreendermos as diferenças entre acupuntura e auriculoterapia, é interessante deixar bem claro suas afinidades e semelhanças. E podemos começar entendendo ambas como terapias voltadas para promover saúde e bem estar.
Quais as semelhanças entre Acupuntura e Auriculoterapia?
Tanto a acupuntura como a auriculoterapia tem seu efeito terapêutico desencadeado a partir do estimulo de pontos no corpo.
O profissional acupunturista durante o seu curso de acupuntura, geralmente aprende também a auriculoterapia como uma técnica afim. Portanto, essa técnica faz parte das expertises do acupunturista.
Quando associada ao profissional de acupuntura, a auriculoterapia é trabalhada com a mesma filosofia da medicina chinesa, pois nela o profissional consegue referenciar o conhecimento de meridianos de energia, cinco elementos, yin e yang, além dos pontos tratáveis.
Como conseguimos diferenciar a Acupuntura da Auriculoterapia?
Mesmo sendo um acupunturista que aplica a auriculoterapia, é fácil diferenciar uma técnica da outra. Quando falamos de acupuntura, estamos falando de possibilidades de pontos tratáveis no corpo todo para promover saúde e harmonia.
Já a auriculoterapia busca promover saúde e harmonia estimulando apenas o pavilhão auricular.
A Auriculoterapia funciona sem conhecimento de Acupuntura?
A auriculoterapia é uma técnica milenar, e tem várias escolas. Oriunda da China, do Egito, da Pérsia, locais, onde vários vestígios históricos do uso dessa técnica foram descobertos.
Sua principal ação terapêutica se dá cientificamente através do estímulo reflexo. O estímulo terapêutico que desencadeia reações parassimpáticas e hipotalâmicas em benefício da saúde.
Ela não só funciona como produz efeitos perceptíveis nas primeiras sessões. A auriculoterapia é uma excelente terapia, não só pelos seus efeitos, mas também pela sua facilidade de aplicação. Porem, não se deve compara-la a acupuntura, pois ela irá atuar no microcosmo que é a orelha, enquanto a acupuntura terá um macrocosmo dizendo assim, que é o corpo todo.
O que achou desse artigo sobre a diferença entre acupuntura, a auriculoterapia? Deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato conosco