Auriculoterapia é uma técnica terapêutica que visa promover saúde através do estímulo reflexo no pavilhão auricular.

Esses estímulos são aplicados em pontos e regiões da orelha com o objetivo de estimular a harmonia de um órgão ou qualquer outra parte do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.

Na aplicação da técnica, pode-se utilizar o recurso da massagem, aplicação de sementes, esferas de metal, magnetos, cristais, agulhas auriculares, moxabustão auricular, estilete, laser…

De acordo com os tipos de estímulos escolhidos na aplicação da auriculoterapia se desencadeia uma reação fisiológica natural em cascata. A ativação dos pontos na orelha, promovem reações parassimpáticas e/ou reações hipotalâmicas no organismo.

Essas reações aumentam então a dopamina, a endorfina, a atividade de neurônios que reduzem sensibilidade, e a diminuição da atividade de neurônios da dor. Além de promoverem a liberação de peptídeos e neurotransmissores responsáveis pelo bom funcionamento dos órgãos e vísceras.

Auriculoterapia e Acupuntura

Fisiologicamente falando, o corpo é todo interligado. Podemos intender melhor isso quando pensamos no sentido do tato. Ora, o sentido do tato não está relacionado apenas com nossas mãos, mais sim com o corpo todo.

O corpo todo responde a esse estímulo através da percepção do sentido, que é captado pela rede vascular neural através de sinais e analisado e interpretado pela nossa consciência junto ao nosso grande centro nervoso.

Uma vez interpretado o efeito do estímulo junto ao nosso sistema nervoso, é então desencadeado uma resposta fisiológica.

Logo, todos os pontos no corpo produzem um efeito quando estimulado. E cada ponto possui sua gama de efeitos específicos. Assim, também é na ariculoterapia e na acupuntura, pois essa é uma reação natural e fisiológica do corpo.

Auriculoterapia, Acupuntura e Medicina Chinesa

Quando a auriculoterapia está associada aos conceitos da acupuntura, que é uma técnica da medicina chinesa. As variações de estímulos se ampliam já que a medicina china trabalha além desse reflexo tátil natural.

Ela atua principalmente no aprofundamento energético de interação, através da harmonização dos cinco elementos, no desbloqueio dos meridianos de energia e do equilíbrio do yin e yang.

Quais as vantagens do tratamento com Auriculoterapia?

Por ser aplicada em um microssistema como é o pavilhão auricular, ou seja, em uma área reduzida para se refletir no todo e ainda não exigir uma estrutura complexa de materiais, que também não são muito caros, se torna uma técnica estratégica.

A auriculoterapia é efetivamente uma técnica terapêutica estratégica com grande efetividade, que complementa e pode dar suporte a todos os profissionais de saúde em suas atividades.

Como não é um procedimento demorado, trabalha não só o aspecto qualitativo no cuidado de promoção da saúde, mas viabiliza um fluxo maior de clientes/pacientes por sua velocidade de aplicação, sem perder qualidade.

Essa característica, além dos efeitos notórios de benefícios na implementação do bem estar, se encaixa como uma luva, dando suporte terapêutico na clínica de saúde da família, em ambulatórios, consultórios, repartições, eventos, pois dinamizam o fluxo de atendimento.

A auriculoterapia é uma técnica estimulada pelos órgãos regulamentadores da saúde. O SUS, sistema único de saúde, estimula e trabalha com ela, principalmente na atenção primária e secundária de saúde.

Uma aplicação permite que o beneficiado receba os efeitos terapêuticos durante até sete dias, sem que se interfira na rotina do mesmo.

Seu uso complementa outros tratamentos. Possui uma infinidade de aplicação. Muito utilizada para debelar a dor. Além de favorecer a diminuição de medicamentos. Auxilia no desmame de medicações psicotrópicas. Auxilia no tratamento de traumas, vícios, compulsões.